Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga, Sumare, Vila Madalena, Perdizes, aula, Yoga, iniciante
O Ashtanga Yoga é uma prática nascida da tradição hatha yoga e veio à luz com Shri K. Patttabhi Jois na cidade de Mysore, Índia. O Ashtanga Yoga não é apenas uma prática física: é uma meditação dinâmica, uma prática de cura e de autoconhecimento. Uma das características da prática é a respiração sincronizada com o movimento, e isso nos possibilita crescer, fluir e meditar.
Ashtanga vem da palavra em sânscrito astou (oito) e anga (partes) e conforme a tradição dos yoga sutras descritos por Patanjali, não é uma prática unitária, mas um sistema integrado que engloba oito conceitos:
Yama – condutas éticas na sociedade e com os outros
Nyama – condutas éticas pessoais
Asanas – posturas corporais
Pranayama – exercícios de controle respiratório (controle do prana)
Pratyahara – recolhimento dos sentidos (para mergulhar no interior)
Dharana – concentração
Dhyana – meditação
Samadhi – estado de paz
Ashtanga Yoga, Perdizes, Sumare, Vila Madalena, praticar, Yoga, meditação
O Ashtanga Yoga trabalha com três componentes, que aliados elevam a prática ao nível da meditação e da cura.
• Os asanas praticados com o vinyasa, ou seja, os movimentos coordenados com a respiração sussurrante, uma respiração poderosa e profunda
• O uso dos bandhas, que é a contração de certos músculos do corpo como o mula bandha e o uddhiyana bandha para fixar a energia (prana) e mantê-la dentro do nosso corpo.
• O drishthi, ou olhar com atenção. A cada movimento o foco do olhar está concentrado em um único ponto do corpo, pode ser na ponta do nariz, nos dedos dos pés, das mãos ou no terceiro olho. Olhar concentrado leva a uma mente concentrada. A mente concentrada conduz à meditação.“Quem tem o drishthi fraco, tem a mente fraca” Shri K. Pattabhi Jois.

 

Cada componente do Ashtanga Yoga vai sendo entendido pelo aluno durante a prática. A condução do Melk é generosa para que, dentro do seu tempo e do seu ritmo (como uma melodia), o aluno vá ganhando confiança e maturidade na sua prática, deixando-a, dia a dia, mais e mais poderosa. Através do Ashtanga Yoga e das outras terapias o Surya Shala se propõem a ser um espaço de crescimento espiritual e de autoconhecimento.
Iniciantes são bem vindos. Confira nossos horarios e agende uma aula experimental.

 

“Pratique, pratique e tudo virá”

Shri K. Pattabhi Jois