Método Rolf de Integração Estrutural

Método criado pela Dra.Ida Rolf de reintegração do nosso corpo, guiado pela gravidade. Nas palavras da própria Ida: "é uma técnica que procura organizar e ordenar o corpo, levando os músculos de volta ao lugar onde deveriam estar em termos teóricos."

 

A técnica pretende fazer com que nosso corpo esteja em harmonia e integração com o campo gravitacional (que exprime uma força em nós) para que nos aproveitemos dessa força a nosso favor e nos sentirmos mais ativos e com energia, ao invés de passarmos a vida lutando contra ela.

 

O método consiste de uma série de dez sessões, e ao final delas o paciente experimenta grandes mudanças na sua estrutura corporal, postura, movimento e terá aprendido a reconhecer melhor as necessidades do seu corpo. Sente-se mais confortável, sem dores e com mais vitalidade e energia.

 

Ida Rolf

Em 1920, Ida Pauline Rolf recebeu seu Ph.D. em bioquímica pela Columbia University. Apesar da resistência que enfrentou por ser uma mulher no campo da ciência, ela aprofundou seus conhecimentos do corpo através das pesquisas em química orgânica no Rockefeller Institute. Instigada a encontrar soluções para seus próprios problemas de saúde, e de seus dois filhos, passou vários anos estudando e experimentando diferentes sistemas de cura e manipulação.

 

Durante a maior parte da vida, ela explorou muitas formas de cura alternativa, incluindo homeopatia, osteopatia, quiropraxia e yoga. A noção de que o alinhamento adequado, a função fisiológica e a estrutura anatômica estão relacionados é a base de muitos desses métodos de cura.

 

Doutora  Rolf levantou uma questão fundamental: "Quais as condições para que a estrutura do corpo humano seja organizada e integrada na gravidade para que a pessoa possa fluir da melhor maneira?"

 

O trabalho de sua vida foi dedicado a esta investigação que levou ao sistema de manipulação de tecidos, o Método Rolf de Integração Estrutural.

 

"Quando o corpo funciona adequadamente, a força da gravidade pode fluir. Então, espontaneamente, o corpo se cura."

Ida Rolf